BLOG SI

16 Novembro 2020
Dicas

5 dicas para poupar na fatura da eletricidade

Um desafio da maioria das famílias passa por reduzir as despesas ao final do mês e, uma delas, é a conta da eletricidade. Por isso, hoje deixamos-lhe algumas dicas para ajudar a poupar.

1 – Desligue os aparelhos eletrónicos – Durante a noite ou quando sai de casa, lembre-se de desligar os aparelhos, tal como o computador e a televisão. Sabia que o consumo médio dos aparelhos em standby pode representar uma despesa anual média de 40 euros? Tente também não deixar o telemóvel a carregar durante a noite.

2 – Utilize lâmpadas LED – Pode parecer um gasto superior a curto prazo, mas sabia que pode poupar até 8 € por lâmpada por ano, segundo um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos? Evite também a escolha de candeeiros opacos ou escuros, uma vez que haverá uma necessidade maior de lâmpadas potentes ou de acender várias luzes para iluminar a sua casa.

3 – Opte por eletrodomésticos eficientes – Uma vez mais, pode parecer um gasto superior, mas pode trazer poupanças elevadas. As etiquetas energéticas nos eletrodomésticos usam uma escala de 10 classes que vão da A+++ a G, sendo a primeira a mais eficiente e a última a menos.

4 – Coloque painéis solares – Um investimento inicial elevado, mas que é uma medida eficaz na redução da sua fatura da luz. Se puder, invista neste tipo de recursos, pois poderá conseguir uma redução de 30% na fatura da luz ao final do mês e, ao fim de poucos anos, já terá amortizado o investimento inicial.

5 – Envolva a família na poupança – É importante que todos os membros da família que moram na mesma casa se envolvam no processo de poupança e que se comece cedo a ensinar os mais novos. Se todos criarem o hábito de desligar os aparelhos eletrónicos ou de não ligar várias luzes sem necessidade, por exemplo, será mais fácil poupar.