Escrever não é o mesmo que falar
“Escrever não é o mesmo que falar”.
Parece uma frase tão óbvia, mas a verdade é que é um ponto muito importante a focar. Passamos a explicar.
Quando conversamos com alguém cara a cara, comunicamos através de muitos fatores, não só de palavras. Todos os nossos gestos, postura, a entoação que damos às palavras, as expressões faciais… tudo isso influencia a forma como a mensagem é transmitida e recebida.
Todos esses fatores são muito importantes para a comunicação e habituamo-nos à presença deles, até os damos muitas vezes por garantidos.
Mas o caso é diferente quando se trata de comunicar nas redes sociais, de forma escrita, uma vez que dependemos de menos fatores para dar o peso que queremos às palavras. Quando escrevemos uma frase, é importante perceber se estamos realmente a transmitir aquilo que nos vai na cabeça, ou se há possibilidade de outras interpretações.
Assim, para evitar mal entendidos e garantir que a mensagem passa exatamente como queremos que ela passe, é muito importante dar a devida atenção às palavras. Além disso, claro, dar também a devida atenção à forma como as escrevemos, ou seja, evitar erros gramaticais e ortográficos, manter a coerência e não esquecer aqueles ‘c’s pré-Acordo Ortográfico. Quando falamos, estes erros passam mais despercebidos, mas há quem não os perdoe quando escritos.