BLOG SI

16 Novembro 2020
Dicas, Noticias

IMI 2020: Já pediu nova avaliação?

A DECO, associação de defesa do consumidor, alerta que donos dos imóveis podem estar a pagar imposto a mais e recomenda pedir nova avaliação às Finanças até 31 de dezembro.

Apesar de as pessoas estarem cada vez mais atentas a estas questões, muitas continuam a pagar imposto a mais. Desde que tenham passado três anos desde a última atualização pedida pelo contribuinte, deve-se fazer uma simulação e verificar se há uma poupança e, havendo, fazer o pedido de redução.

Para que o a redução do valor seja refletida na conta a pagar no próximo ano, o pedido deve ser efetuado até ao final deste ano.

O pedido de nova avaliação é gratuito, sendo feito através do Modelo 1 do IMI, que pode ser submetido pelo Portal das Finanças ou entregue numa repartição de finanças.

Antes de formalizar o pedido junto da AT, deve ser sempre feita uma simulação para se perceber se a conjugação de todos os fatores resulta ou não numa descida do imposto.

Em declarações à Lusa, António Ernesto Pinto, especialista em questões fiscais da associação de defesa do consumidor, referiu que este ano simulador de IMI da Deco já foi usado para realizar quase 30 mil simulações e que a poupança média de imposto ronda os 50 euros.