Praia da Vieira – terra de pescadores
Fica escondido, como todos os segredos de rara beleza, entre o verde do Pinhal de Leiria, o rio Lis e o Atlântico, este pequeno pedaço de terra de pescadores, cujas primeiras citações datam do reinado de D. Dinis, quando os primeiros povos se fixaram junto à foz do rio.
A HISTÓRIA
A origem do nome deste lugar, que pertence à vila de Vieira de Leiria, é desconhecida, mas, pressupõe-se que provenha de “vieiro”, metal abundante na região, do latim “vena-venae”, que significa “com conduta de água”, ou do nome das conchas caneladas que abundavam no areal, as “vieiras”.
AS GENTES
A Praia da Vieira é uma terra de pescadores que se fazem ao mar de madrugada para trazer para terra o peixe fresco, usado para preparar especialidades gastronómicas, como o arroz de marisco e as caldeiradas.
Antigamente, estes homens enfrentavam as águas revoltas do Atlântico em pequenos barcos, em forma de meia-lua, com 15 metros de comprimento, movidos pela força dos braços em alto mar e puxados para terra por juntas de bois.
AS ATIVIDADES ECONÓMICAS
A pesca e o turismo são as principais atividades económicas da Praia da Vieira!
A este lugar, onde o antigo e colorido casario de madeira está separado da belíssima zona das dunas – as Valeiras – pela marginal de calçada portuguesa, chega gente de todas as idades e lugares.
Vêm pela extensão do areal, rasgado por pequenas linhas de água do Lis e pelas cores garridas dos toldos, passeios à beira-mar sob as dunas, excelentes infraestruturas da praia, ondulação do mar, propícia à prática de desportos náuticos, e pela gastronomia e diversão. Na Praia da Vieira há bons bares e restaurantes, alguns debruçados sobre a areia.
Mas, também para conhecer as tradições, nomeadamente a arte xávega, para comprar peixe fresco no areal ou na lota.
OS MOTIVOS DE INTERESSE
- Praia da Vieira
- Parque de Campismo de Praia da Vieira
- Rio Lis
- Mercado Municipal da
- Casas típicas da Praia da Vieira
- Igreja da Praia da Vieira
- Parque Aquático da Praia da Vieira (Mariparque)
- Pinhal de Leiria
- Estrada Atlântica