BLOG SI

21 Janeiro 2021
Noticias

Preços das casas terminam o ano 1,8% acima do nível pré-pandemia

O preço de venda das casas em Portugal Continental fixou-se em dezembro 1,8% acima do nível “pré-Covid” registado em fevereiro. Face a igual mês de 2019, a subida foi de 4,8%.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário mostra que o mês de dezembro «deu um importante contributo para esta evolução acumulada», registando a variação mensal mais elevada do período de pandemia, de 1% face a novembro.

Desde março, quando a pandemia de Covid-19 chegou a Portugal, o preço de venda das casas registou uma tendência de estabilização, num ciclo de variações em cadeia entre os -0,2% e os 0,9%. Só em setembro o índice registou uma variação mensal de -2,1%, e os últimos meses de 2020 comprovaram que esta foi a exceção à regra, regressando a variações positivas dos preços.

Estes números mostram a resistência do setor ao choque pandémico. A Confidencial Imobiliário destaca também que, ao longo de 2020, a tendência foi de travagem na variação homóloga dos preços das casas, que chegaram a dezembro com uma subida de 4,8%, que compara com a subida de 17,4% registada em janeiro.

Fonte: Vida Imobiliária