BLOG SI

07 Maio 2020
Dicas

Quer uma casa mais sustentável?

Quer ter uma casa sustentável, mas associa sempre isso a gastos elevados de investimento antes de começar a poupança?

 

Nem sempre é o caso, há várias coisas que pode fazer para ajudar a sua casa a tornar-se mais sustentável.

 

Um dos primeiros passos é sempre pedir o Certificado Energético, uma vez que este documento apresenta um conjunto de informações sobre os gastos do imóvel, o que lhe permite perceber onde pode poupar. A escala vai de A+, mais eficiente, a F, menos eficiente. Se estiver a escolher uma casa, consulte o certificado da mesma para perceber o que o espera em termos de eficiência energética.

Depois, pense como pode aproveitar a nossa maior fonte de energia – o sol. Se a sua casa for virada a sul e o sol incidir nas janelas de vidro, o seu espaço irá aquecer de forma natural. Quando o sol já não traz a luminosidade necessária e é preciso acender lâmpadas, já sabe que as de baixo custo são a melhor opção.

 

Em relação aos vidros, a melhor opção são os duplos, pois bloqueiam o calor e os raios UV e diminuem os gastos de energia até 30%. Também o isolamento é muito importante, pois pode causar perdas energéticas muito elevadas se não for bom.

 

Por fim, se pensarmos num investimento maior, painéis solares térmicos ou fotovoltaicos e bombas de calor ajudam sempre, uma vez que utilizam energias renováveis.