BLOG SI

27 Março 2020
Noticias

Regime para moratórias de crédito (também à habitação) quase pronto

CGD, BPI e Santander Totta são alguns dos bancos que já anunciaram medidas nesse sentido, mas por iniciativa própria.

O regime que será aplicado às moratórias de crédito para apoiar as empresas e famílias com dificuldades em cumprir com o pagamento das respetivas prestações, nomeadamente dos empréstimos para a compra de casa, deverá ser publicado ainda esta semana, segundo o ministro das Finanças, Mário Centeno. O primeiro-ministro António Costa também veio reiterar o compromisso, anunciando que o acordo com a banca sobre o tema será fechado em breve.

Relativamente ao sistema bancário, e mais concretamente às moratórias, Mário Centeno disse que são “medidas que já começaram a ser tomadas e que ganharão corpo ao longo desta semana com a publicação do diploma que enquadra as moratórias bancárias a créditos que tenham a sua materialização ao longo do próximo trimestre”.

“Estamos a poucos dias de acordar com a banca, além das iniciativas que os vários bancos já têm vindo a anunciar, uma moratória, seja para as famílias com o crédito à habitação, seja para as empresas com créditos múltiplos, de forma a assegurar-lhes maior liquidez na tesouraria das empresas”, acrescentou o primeiro-ministro António Costa.

Entretanto, enquanto se espera pelo diploma que irá reger a atribuição destas moratórias de crédito, já há bancos a atuar nesse sentido: a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BPI e o Santander Totta.

Fonte: Idealista