‘The Job’ por Bruno Leitão
Falar sobre nós e sobre o que fazemos é sempre um processo de catarse que obriga também a uma reflexão.
Faço hoje essa reflexão, um ano e meio após aceitar a função de Diretor de Expansão da Zona Centro na SI Imobiliária, que tem sido um caminho de aprendizagem enorme. Aprendizagem sobre o próprio negócio imobiliário, mas, essencialmente, aprendi que é na diversidade e polaridade que conseguimos criar uma marca forte e uma empresa de referência.
O convívio com os nossos franchisados não tem sido tanto quanto gostaria até ao momento, mas é com base nas nossas conversas on-line (neste últimos tempos), em cada experiência individual e nos testemunhos que nos deixam constantemente que me inspiro para passar, da forma mais fiel possível, a imagem do Grupo SI a potenciais franchisados.
É evidente que o orgulho que sinto no desempenho da rede e na equipa que represento também ajuda! 😉
Expandir uma franquia não é um trabalho fácil nem rápido, exige planeamento e muita persistência. Escolher empreendedores que tenham o potencial certo para atuar como franchisados da rede é essencial para que a expansão funcione efetivamente. Por isso, existe o processo de triagem, que consiste em selecionar candidatos com o perfil adequado.
O perfil resume-se, numa fase inicial, às motivações e experiências profissionais. A partir desse filtro, são feitas as entrevistas pessoais, e é aí que realmente temos uma melhor noção se o empreendedor está alinhado com o perfil da rede, se tem capacidade empreendedora, capacidade para trabalhar em equipa e também uma visão semelhante à da marca.
Durante os processos de triagem e entrevista, é apresentado o modelo de franquia. A apresentação aborda todos os detalhes sobre a rede, envolvendo o seu funcionamento, a sua história, os planos estratégicos e os objetivos futuros. Habitualmente, fazemos uma projeção de investimento e retorno do mesmo, com base na média de faturação das nossas lojas.
Conseguindo passar a imagem correta da SI Imobiliária, e tendo o potencial franchisado a perceção de valor da rede SI para uma alavancagem de sucesso do seu negócio, avançamos para o passo seguinte, a assinatura de contrato.
A minha experiência, durante este tempo em funções, permite-me concluir que a maioria dos empreendedores escolhe a nossa marca pela sua imagem dinâmica, organização e formação, mas, essencialmente, pela proximidade e espírito de família e união.
Para ser justo, e voltando à força da nossa marca, a SI Imobiliária é composta por um grupo de profissionais de sucesso, graças à mais-valia das experiências de cada um dos nossos franchisados, pois se a marca ajuda no desenvolvimento do negócio com o know-how e ferramentas up to date, é o dinamismo, criatividade e seriedade destes profissionais que eleva a rede a uma marca nacional com prémio 5 estrelas.
Verifico, orgulhosamente, que temos uma grande taxa de retenção de franquias e de multiplicação de lojas internamente, o que prova que cumprimos com o que nos comprometemos.
Para concluir, quero reiterar a minha motivação para continuar a ajudar e a fazer crescer a rede SI, dizendo que é um orgulho representá-la e ver novos franchisados a superar expectativas.
Artigo de Bruno Leitão, Diretor de Expansão da Zona Centro